ESTUDO DE CASO: O AMBIENTE DE TRABALHO E O
COMPORTAMENTO HUMANO
O ser humano é único em sua
essência. Ele tem personalidade própria, necessidades que o motivam e o medo
das mudanças repentinas. E é justamente isso que nos faz tão diferentes um do
outro e com uma visão de mundo totalmente diversificada que atrai o desejo de
desvendá-lo, de conhecê-lo. Alguns pesquisadores se interessaram em estudar o
ser humano para entender um pouco melhor essa diversidade. Um desses estudiosos
foi Abraham Maslow que desenvolveu a Teoria da Hierarquia e das Necessidades
Humanas. Ele explica em suas pesquisas que os aspectos motivacionais das
pessoas estão diretamente ligados ao entendimento das necessidades humanas.
Portanto, motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre as pessoas
levando-as a ação. Ou seja, Para que haja ação ou reação é preciso que um
estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do
próprio organismo. Por isso, o ser humano tem a necessidade de ser aceito
socialmente (trabalho, escola/faculdade, grupos de amigos etc.), de ser amado,
reconhecido, de pertencer e fazer parte de algo, de ser notado positivamente,
de ser útil etc, de atender suas necessidades fisiológicas, de segurança, de
auto-estima e de auto-realização.
Outro fator gerador de motivação é
o que Viktor Frankl (1991), médico e psiquiatra austríaco, chamou de “vontade
de sentido”. Segundo Frankl, o ser humano vive motivado, fundamentalmente, pela
vontade de realizar sentido na vida, mas para isso o homem deve se empenhar na
realização de valores na forma de criações, vivências e atitudes. Já Stoner e
Freeman (1994) afirmam que motivação são os fatores que provocam, canalizam e
sustentam o comportamento de um indivíduo. Ou seja, a motivação no trabalho
manifesta-se pela orientação do empregado para realizar com presteza e precisão
as tarefas e persistir na sua execução até atingir o resultado previsto ou
esperado (TAMAYO; PASCHOAL, 2003).
Para Bergamini (1997) cada pessoa
tem suas próprias orientações motivacionais. O sentido que cada um atribui
àquilo que faz e lhe da satisfação é próprio apenas daquela pessoa, isto
fornece sentido a maneira pela qual cada um se sente motivado. Portando,
deve-se levar em consideração a existência das diferenças individuais e
culturais quando se fala em motivação. Estes fatores podem afetar o
entendimento de uma necessidade assim como a maneira particular que as pessoas
agem na busca de seus objetivos. São essas diferenças individuais que nos faz
querer desvendar a personalidade humana que vem sendo objeto de estudo devido a
sua presença em toda história da filosofia, psicologia, sociologia,
antropologia e medicina geral. Segundo os estudos, a ocorrência das diferenças
individuais seria interpretada como uma decisiva influência ambiental sobre o
desenvolvimento da personalidade humana. A personalidade determina as maneiras
do indivíduo se relacionar com o mundo com seu temperamento, seus traços
afetivos etc. Portanto, desvendar a personalidade das pessoas que nos cercam é
cada vez mais importante, pois nos ajuda a entender seu comportamento, bem como
a prever as atitudes que delas podemos esperar e também nos ajuda a
precavermo-nos de certas situações embaraçosas que surgem no convívio social.
Sigmund Freud, após inúmeros estudos demonstrou que parte da consciência humana
é inconsciente porque se refere a um processo psíquico cuja existência somos
obrigados a supor em razão de seus efeitos, porém, do qual quase nada sabemos.
E, é neste inconsciente que estão os principais determinantes da personalidade,
as fontes de energia psíquica, as pulsões e os instintos. O indivíduo tem o
direito de ser ele mesmo, que respeitem todo o conteúdo de suas experiências
pessoais, as suas ideologias, e as suas crenças. O indivíduo tem direito de
viver a vida de acordo com suas escolhas, razão pela qual, a personalidade tem
a proteção integral, porque é o elemento da essência que torna o ser humano
único. Mas o envolvimento de pessoas de culturas diferentes na realização de um
trabalho colaborativo, sempre será um grande desafio para liderança na busca
por soluções integradoras. Normalmente quanto mais heterogênea for a cultura de
um grupo, mais difícil e mais tempo se leva para formar uma equipe com um bom
desempenho. Uma das principais atitudes para solucionar um possível conflito
que pode ocorrer por conta dessa heterogeneidade ésaber lidar com as diferenças
de personalidadeno ambiente de trabalho.
Assim como os estudos sobre
necessidades, motivação têm ligação com a personalidade humana, também o
processo de mudança tem um papel importante que também pode influência no
contexto organizacional e pessoal de qualquer indivíduo. As mudanças estão
presentes em toda à parte: na tecnologia, na ciência, no ambiente de trabalho,
nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais etc. E, as
pressões do mercado têm feito com que as empresas mudem constantemente de
estratégias promovendo ajustes nos seus processos ou mesmo acelerando seu
crescimento por meio de fusões ou aquisições para que tenham condições de
competir com suas concorrentes e se manterem viva e produtiva nesse ambiente.
Mas cada individuo reage diferente a todo esse processo que pode causar
estresse, sentimento de instabilidade, perda, medo do desconhecido, exigência
de adaptações rápidas. Porém, cabe aos gestores terem cautela nesse momento
delicado e darem todo suporte e informações claras aos seus funcionários para
que esses não se sintam tão ameaçados, pois quando os funcionários estão por
dentro destas mudanças, nova cultura, novos valores, eles se sentem mais
satisfeitos em trabalhar nesta empresa, se sentem parte dela, e muito mais
valorizados e importantes para a organização, isso reflete nas atitudes do
colaborador e conseqüentemente na melhora dos resultados do seu trabalho.
Segundo BAPTISTA (1997, <
http://www.bocc.ubi.pt/pag/baptista-renato-comunicacao-gestao.html > ).
A mudança é um processo constante
dentro das organizações e para se atingir as metas de transformação
organizacional é preciso inserir a comunicação estratégica no sistema de
planejamento e desenvolvimento da empresa, levando-se em conta a análise do
clima e da cultura organizacional.
Enfim, para que o processo de
mudança tenha sucesso é importante se atentar aos seguintes itens:
- Identificação clara da ameaça,
tensão ou insatisfação com a situação vigente: o impulso para a mudança é
favorecido à medida que estes elementos são claramente percebidos como
realmente preocupantes;
- Percepção dos benefícios
produzidos pela mudança: quanto maiores forem os benefícios percebidos, maior
será a sua aceitação;
- Disseminação da informação e
entendimento da mudança: quanto mais compreensível e comunicável for a mudança,
mais fácil será para começar a aceitá-la;
- Apoio da direção da organização:
a mudança é favorecida quando a direção apóia e preocupa-se com seus objetivos,
formas de implementação e conseqüências;
- Congruência entre as
necessidades de mudança e a cultura: quanto maior a distância entre a cultura
organizacional e a mudança desejada, menor a chance de sucesso na
implementação;
- Clima de apoio: a mudança tem
maior receptividade quando ocorre em um ambiente de relações interpessoais
efetivas, no qual o clima geral é de respeito e apoio aos indivíduos;
- Identificação e gestão dos
stakeholders (principais envolvidos): considere os grupos de interesses, sua
importância e o que pode afetar a viabilidade do processo de mudança,
possibilitando diminuir os riscos no desenvolvimento do processo;
- Desenvolver as pessoas:
comprometa-se com o desenvolvimento de seu pessoal por meio do incentivo à
aquisição de habilidades e do cultivo do aprendizado mútuo; e,
- Recompensa: reconhecer os
méritos e incentivar a equipe durante o processo. Recompensar esforços e não
apenas resultados.
ANÁLISE DO CASO
No atual cenário empresarial mais
do que nunca as pessoas precisam se sentir parte do todo sem perder sua
individualidade para continuarem motivadas exercendo seu trabalho de forma
criativa e produtiva. E, para entender melhor o comportamento humano no
ambiente de trabalho iremos estudar o caso abaixo e articulá-los com os
conceitos de personalidade, mudanças necessidades e motivação.
Os integrantes de umcall
centerdesenvolveram um ritual de iniciação do trabalho diário: chegam um pouco
antes do horário de início das atividades e reúnem-se para refletir e praticar
exercícios de alongamento corporal.
Esse momento de concentração
coletiva reacende a chama doespírito de equipe: eles iniciam as atividades
revigorados pelo sentimento de união.
Todos discutem, periodicamente, as
metas de desempenho e, com auxílio do supervisor, desenvolvem táticas de
suporte mútuo na operação do sistema, para dar conta de atrasos, afastamentos,
treinamentos e absorção de novos integrantes.
Quando alguém enfrenta uma
situação inusitada, anota suas observações e discute-se com os demais.
Esses profissionais, portanto,
unem-se em torno de elementos de natureza simbólica. O vínculo emocional
proporciona-lhes extraordinário sentido depertencer.
A supervisão faz sua parte,
avaliando a equipecoletivamente. Com isso, reforça a percepção de metas comuns
e contribui para o fortalecimento do vínculo.
Cada profissional, entretanto,
atua isolado em sua posição de atendimento.
A equipe é virtual durante a
operação, mas a força emocional encontra-se presente porque, em momentos
predeterminados, as pessoas reúnem-se, trocam idéias, aprendem umas com as
outras e reforçam os laços psicológicos que as unem.
O poder desses laços contribui
para que, em muitos momentos, cada profissional supere as dificuldades
pessoais, em benefício do resultado comum.
Caso:
Os integrantes de umcall centerdesenvolveram um
ritual de iniciação do trabalho diário: chegam um pouco antes do horário de
início das atividades e reúnem-se para refletir e praticar exercícios de
alongamento corporal. Esse momento de concentração coletiva reacende a chama
doespírito de equipe: eles iniciam as atividades revigorados pelo sentimento de
união.
Todos discutem, periodicamente, as
metas de desempenho e, com auxílio do supervisor, desenvolvem táticas de
suporte mútuo na operação do sistema, para dar conta de atrasos, afastamentos,
treinamentos e absorção de novos integrantes.
Quando alguém enfrenta uma
situação inusitada, anota suas observações e discute-se com os demais.
Esses profissionais, portanto,
unem-se em torno de elementos de natureza simbólica. O vínculo emocional
proporciona-lhes extraordinário sentido depertencer.
A supervisão faz sua parte,
avaliando a equipecoletivamente. Com isso, reforça a percepção de metas comuns
e contribui para o fortalecimento do vínculo.
Cada profissional, entretanto,
atua isolado em sua posição de atendimento.
A equipe é virtual durante a
operação, mas a força emocional encontra-se presente porque, em momentos
predeterminados, as pessoas reúnem-se, trocam idéias, aprendem umas com as
outras e reforçam os laços psicológicos que as unem.
O poder desses laços contribui
para que, em muitos momentos, cada profissional supere as dificuldades
pessoais, em benefício do resultado comum.
O caso acima demonstra a interação de um conjunto de pessoas com o objetivo de consolidar o conceito de equipe lidando com a heterogeneidade entre seus componentes, suas necessidades e motivações, além de lidar com a questão da mudança de comportamento e atitude no ambiente de trabalho. Na qual uma atividade em grupo pressupõe uma diversidade de saberes, de comportamento e de vivências. Personalidades diferentes sugerem competências diferentes. Uma empresa tem setores com funções variadas e, portanto precisa de pessoas com competências e habilidades diversas para preencher estas funções. Ao mesmo tempo, todas as partes desta empresa são representantes dela e precisam de pontos de intersecção para fazer com que essa multiplicidade de personalidades se integrem e se sintam parte desse todo.
A equipe do Call Center encontrou
na rotina diária uma forma de interagir e transformar o trabalho aparentemente
monótono em algo mais prazeroso e produtivo, inserindo os exercícios de
alongamento corporal, o que temos como necessidade em nossas vidas, cuidar do
nosso corpo, estimulá-lo para provocar o nosso bem estar e boa saúde. Essa
atividade inicial, o ritual, a reflexão desse grupo contribui de forma marcante
para a produtividade no trabalho. Naquele momento cada um expõe seu eu, seu
corpo, suas idéias e se sente valorizado, apenas por ser quem é. Da mesma
forma, passa a ver o outro também como individuo. As pessoas se vêem, se ouvem
e falam. Se re-conhecem. Descobrem novas competências em si e no outro. Para
lidar com essa diversidade de personalidades, precisa-se perceber a importância
de si e do outro, precisa-se reconhecer que cada um faz parte de uma
engrenagem, não sendo maquinas. O homem é um ser social e precisa da relação
com o outro para reconhecer e refletir sua existência. Portanto observa-se a
existência de fatores emocionais e racionais capazes de motivar todos os
envolvidos dando o sentimento de pertencer, de fazer parte, de ser importante
um para o outro e para empresa. É notado também que o gestor viu a importância
de tratar bem sua equipe para que ela sinta-se bem, diminua o estresse, a
desmotivação e dê bons resultados para a empresa, ou seja, há uma sinergia
entre eles. O gestor soube administrar as diferenças, as necessidades da equipe
e implantou essa nova forma de trabalhar sem traumas e desconfianças. Caso
contrário, os níveis de estresse aumentariam, pois não seriam diagnosticados,
não avaliados e não trabalhado sendo dessa forma responsável pela desmotivação
e dificuldade de relacionamento interpessoal. Conseqüentemente isso causaria
lentidão ou bloqueio no fluxo de informações e, por fim, a baixa produtividade,
o que não seria bom para ninguém.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Compreender o outro, ver suas
necessidades e aceitar personalidades tão diversas não são tarefas fáceis, mas
é algo que pode ser trabalhado, desenvolvido. A equipe do Call Center aceitou a
proposta de entender um ao outro dentro do limite organizacional e até pessoal,
mas vale ressaltar que “um dos maiores problemas relacionados ao sofrimento das
pessoas vem da teimosia que elas têm em não aceitar a complexidade, a
aleatoriedade e a diversidade inerentes a própria natureza.” (MARIOTTI, 1995,
p.20). Então, antes de entender e ajudar o outro é necessário um processo de
auto-conhecimento e aceitação de si mesmo.
Enfim, um ambiente de trabalho
pode ser um lugar agradável onde as pessoas possam se desenvolver, ajudar uns
aos outros, satisfazerem suas necessidades, serem motivadas e aceitarem as
mudanças como algo positivo se tiverem uma liderança que esteja atenta a tudo
isso e que saiba administrá-los. Dessa forma tanto a empresa quanto os
funcionários serão beneficiados e atingirão suas metas. Ou seja, a cultura
organizacional pode ajudar através das lideranças incentivar, entre os membros
de uma organização, um sentimento de harmonia, fazendo com que todos se sintam
portadores do mesmo conjunto genérico de valores, partilhando idéias claras
sobre quais são os comportamentos aceitáveis ou inaceitáveis no contexto
empresarial. Homogeneizando, assim as atitudes dos seus membros, e o
alinhamento destes com a missão da empresa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
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http://www.existencialismo.org.br/jornalexistencial/biancamotivacao.htm.
Acessado em 05 de janeiro de 2010.
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Disponível em:
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Psicologia/Motivacao_Humana.htm
Acessado em 05 de janeiro de 2010.
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empresarial e a gestão da mudança. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/baptista-renato-comunicacao-gestao.html. Acessado em
05 de janeiro de 2010.
BISPO, Patrícia. Colaborador
Valorizado: motivação em alta. Disponível em:
http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Materia/6312/colaborador-valorizado-motivacao-em-alta.html.
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desmotivação. Disponível em:
http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Artigo/6297/sinais-de-desmotivacao.html .
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Disponível em: http://sobolhardeumrp.blogspot.com/. Acessado em 11 de janeiro
de 2010.
MARIOTTI, Humberto. Organizações
de aprendizagem: educação continuada e a empresa do futuro. São Paula, Atlas,
1995, 176 pag. Il.
MEIRELES, Cesar. O comportamento
humano e a hierarquia das necessidades. Disponível em:
http://gestaoprojetobr.ning.com/profiles/blogs/o-comportamento-humano-e-a.
Acessado em 11 de janeiro de 2010.
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de trabalho. Disponível em: http://sobolhardeumrp.blogspot.com/. Acessado em 11
de janeiro de 2010.
Mudanças organizacionais.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/mudancas_organizacionais/12166/.
Acessado em 25 de janeiro de 2010.
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em: http://pagrupo5.blogspot.com/. Acessado em 25 de janeiro de 2010.
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gestão da mudança. Disponível em:
http://www.administradores.com.br/noticias/como_lidar_com_a_gestao_da_mudanca/26665/.
Acessado em 25 de janeiro de 2010.
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